GASTRONOMIA BY  DOCES DO CHILE 

Quem viaja com crianças sabe que isso é aventura divertida. Os mesmos lugares já visitados passam a ser vistos sob outro ângulo; um ângulo mais colorido e mais doce.

Estive novamente no Chile dias atrás, em continuidade a um projeto de pesquisa naquele País, e dei mais atenção à beleza natural, saboreando sem culpa tronquitos de chocolate, folhados de maçã, muffins de creme e de chocolate, pretzels, entre outras doces iguarias. Vale conferir algumas receitas.

 

Folhado com chocolate 

 

Ingredientes: 600 gramas de massa folhada, 300 gramas de chocolate picado, 200 gramas de creme de avelã com chocolate, 1 clara de ovo, 1 gema de ovo batida.

Modo de preparo: Retire a massa folhada do freezer e mantenha na geladeira por 1 hora antes do uso.

Recheio: Derreta o chocolate em banho-maria, deixe amornar e misture bem o creme de avelã. Leve à geladeira por 15 minutos. Corte a massa em retângulos de 14cm X 7cm. Sobre cada um, coloque uma porção de creme de chocolate. Passe a clara nas bordas da massa e pressione para fechar. Coloque em uma assadeira, faça desenhos com a ponta da faca e pincele a gema. Asse no forno, preaquecido, a 180ºC até dourar. Sirva quente ou frio.

Varie o recheio utilizando, por exemplo, geleias  de frutas.

Pretzels 

Ingredientes: 4 colheres de chá de fermento  seco para pão, 1 1/2 xícaras de água morna ( 110°C a 115°C)2 colheres de sopa de açúcar, 2 colheres de sopa de manteiga derretida, 1 1/2 colheres de chá de sal, 4 a 4 1/2 xícaras de farinha de trigo, 8 xícaras de água, 1/2 xícara de bicarbonato de sódio, 1 gema de ovo, 1 colher de sopa de água fria, Sal grosso opcional.

Em uma tigela grande, dissolva o fermento em água morna. Adicione o açúcar, manteiga, sal e 2 xícaras de farinha. Bata até ficar homogêneo. Misture bastante farinha restante para formar uma massa macia.Trabalhe a massa em uma superfície enfarinhada; amassar até ficar homogênea e elástica, cerca de 6-8 minutos. Coloque em uma tigela untada, virando uma vez para que o topo também fique  amanteigado. Cubra e deixe crescer em um lugar quente até dobrar, cerca de 1 hora.

Em uma panela grande, ferva 8 xícaras de água com bicarbonato de sódio. Por outro lado, pegue a massa  e sove um pouco; em seguida, divida em 12 porções. Enrole  cada porção um em um e, em seguida,faça uma forma regular de pretzel (como se fosse um nó).  Coloque o pretzel na  água fervente (poucos de cada vez) por 30 segundos. Retire com uma escumadeira e  seque o excesso de água com toalhas de papel.

Coloque os pretzels em assadeiras untadas.  Na sequência, bata levemente a gema de ovo e a água fria e pincele os pretzels.  Em seguida, polvilhe com um pouco de sal. Depois, asse em fogo a 450ºC por 9-11 minutos ou até dourar. Sirva quente  (polvilhado  com sal grosso ou com açúcar e canela)

Muffins de chocolate

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de trigo, ¾ xícara de cacau em pó sem açúcar, 2½ colheres de chá de fermento em pó, ½ colher de chá de bicarbonato de sódio, ½ colher de chá de sal, 1¼ xícaras de açúcar granulado, 2 ovos grandes, 1 xícara de creme de leite fresco, ¼ xícara de manteiga derretida e resfriada, ¼ xícara de óleo de vegetal, 2 colheres de chá de café instantâneo (opcional), 1 colher de chá de extrato de baunilha, 1 xícara de pedaços de chocolate.

Modo de preparo: Preaqueça o forno a 220C. Derreta a manteiga em uma tigela média no microondas e deixe esfriar um pouco enquanto prepara os outros ingredientes. Em uma tigela grande, peneire a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e o sal. Adicione o açúcar e misture. Reserve. Em uma tigela média, bata os ovos com o creme de leite, óleo, manteiga derretida, grânulos de café e extrato de baunilha. Despeje os ingredientes molhados nos ingredientes secos e mexa levemente  com uma colher de pau ou uma espátula de borracha. Não misturar muito. Deixar a massa espessa. Adicione pedaços de chocolate e mexa levemente. Divida a mistura em doze formas para muffin, enchendo até o topo. Asse por 3 minutos e depois reduza a temperatura do forno para 180C. Continue a assar por mais 12 a 17 minutos (15 a 20 minutos no total), até que um palito inserido no centro do muffin saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de retirar da forma.

 

Facebook