GASTRONOMIA BY LARISSA BATISTA

 

Ovo de capote

É  da nossa cultura gastronômica apreciarmos o capote – ave também  conhecida como guiné, galinha d’angola, galinha do mato, capota, pintada, sacué, fraca, cocá ou cacué.

O interessante é que geralmente lembramo-nos da carne desta ave – mas e o ovo de capote?  O ovo também é delícia e pode ser usado da mesma forma que um ovo de galinha, sendo que a coloração da gema é mais intensa.

 

Alimento poderoso 

Os ovos, de maneira geral, são tão nutritivos que muitas vezes são chamados de “superalimento da natureza”. 

Esse alimento também contém antioxidantes únicos, além de ricos nutrientes que estimulam o melhor funcionamento cerebral.

Muita gente questiona se um ovo de casca mais escura é melhor que um de casca mais clara. Isso geralmente não interfere nos benefícios desse alimento para a saúde e para a saciedade, muito menos na quantidade de vitaminas, minerais, proteínas de alta qualidade, gorduras boas e vários outros nutrientes que concentra.

Vale lembrar que quase todos os nutrientes estão associados à gema, sendo que a parte branca contém apenas proteína.

É interessante destacar que um ovo grande é incrivelmente nutritivo e contém apenas cerca de 80 calorias. Mas atenção – nada de tentar dietas que envolvam o consumo exagerado deste alimento sem orientação adequada. Aliás, toda boa dieta deve ser prescrita por um profissional de saúde.

Também é importante  realçar é que os ovos são relativamente baratos, têm um sabor incrível e combinam com quase todos os alimentos.

 

Panqueca de ovos de capote

Ingredientes:

Massa:  4 ovos de capote, 2 xícaras de chá de farinha de trigo, 2 xícaras de chá de leite, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de chá de sal

Recheio: 2 peitos de frango desossados,  300ml de caldo de galinha, 2 colheres de sopa de azeite, 1/2 cebola picada, 3 dentes de alho amassados; pimenta do reino triturada, sal e cheiro verde a gosto

Modo de preparo

Massa: Em um liquidificador, bater todos os ingredientes durante 3 minutos e reservar.

Recheio: Em uma panela, cozinhar o peito de frango no caldo de galinha, até ficar bem cozido. Acrescentar água, se necessário.  Em seguida, desfiar com um garfo. Em uma frigideira com azeite,  refogar  a cebola picada e o alho, até dourarem. Acrescentar o frango desfiado e temperar  a gosto, misturando todos os componentes do refogado por cerca de 5 minutos. Reservar.

Panqueca – Em uma frigideira rasa, antiaderente e untada,  colocar pequena  quantidade da  massa  de modo a ficar com espessura fina. Quando um lado estiver dourado, vire e doure o outro. Depois que todas as panquecas estiverem prontas, colocar o recheio  e servir em seguida.

 

Ovos estrelados de capote

Ingredientes:   manteiga ou óleo qb,  ovos, sal e pimenta.

Modo de preparo:  Colocar 2 colheres de chá de manteiga em uma frigideira antiaderente em fogo médio para alto até ficar quente. Quebrar os ovos e deslizá-los  na frigideira, 1 de cada vez; Imediatamente reduzir a temperatura para fogo baixo. Deixar  cozinhar lentamente até que a parte  branca estejam completamente firme e com bordas crocantes e as gemas tenham começado  a engrossar, mas ainda estejam moles. Virar cuidadosamente o ovo para cozinhar o segundo lado. Polvilhar com sal e pimenta. Sirva imediatamente.

 

 

 

Facebook