EMPREENDENDO BY CONGRESSO DAS CIDADES DO PIAUÍ

Sebrae divulga vencedores do Prêmio Prefeito Empreendedor

O Congresso das Cidades do Piauí teve início na segunda, dia 06, no Centro de Convenções Atlantic City, onde reuniu em um espaço maravilhoso, capacitação, troca de conhecimento e exemplos de boas práticas de gestão municipal.

Esse ano o foco é Inovação, Gestão e Desenvolvimento Humano.

Como parte da programação, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, divulgou o resultado da etapa estadual do Prêmio Prefeito Empreendedor.

A premiação contou com presença de muitas autoridades, como Governador, Wellington Dias, Prefeito Firmino Filho, Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PI Freitas Neto, dos diretores executivos da instituição, Mário Lacerda e Júlio César Lima Filho; o deputado federal, Átila Lira; o presidente da Associação Piauiense de Municípios, APPM, Jonas Moura; o prefeito de Teresina, Firmino Filho; e o vice-presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Jairo Mariano.

Na premiação estadual, foram reconhecidos oito projetos. Na categoria “Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico” foi vencedor o prefeito de Santa Rosa do Piauí, Veríssimo Antônio Siqueira da Silva. Já em “Políticas Públicas para o Desenvolvimento dos Pequenos Negócios”, o prefeito de Campo Maior, José de Ribamar Carvalho, foi o premiado.

Oito prefeitos receberam os troféus. O vencedor na categoria “Compras Governamentais de Pequenos Negócios”, foi o prefeito de Água Branca, Jonas Moura. O prefeito de Paulistana, Gilberto José de Melo, venceu na categoria “Pequenos Negócios no Campo”. Em “Inovação e Sustentabilidade”, o prefeito de Cristino Castro, Manoel Pereira de Sousa Júnior, foi o agraciado.

O prefeito de Antônio Almeida, João Batista Cavalcante Costa, foi o ganhador na categoria “Empreendedorismo nas Escolas”. Em “Inclusão Produtiva e Apoio ao Microempreendedor Individual” foi vencedor o prefeito de Barras, Carlos Alberto Lages Monte. Na categoria “Desburocratização e Implementação da Redesimples”, o vencedor foi o prefeito de Teresina, Firmino Filho.

“O Prêmio Prefeito Empreendedor mostra como o empreendedorismo é capaz de promover mudanças positivas nos municípios. A premiação é também uma forma de aproximar ainda mais o Sebrae das administrações municipais, objetivando a melhoria do ambiente para os pequenos negócios”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Piauí, Freitas Neto.

Para o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, essa edição superou todas as expectativas. “Temos projetos de muita qualidade e que mostram como o empreendedorismo é importante para o desenvolvimento municipal. O objetivo da premiação é incluir o empreendedorismo definitivamente na agenda dos municípios”, comentou o diretor.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, destacou que o prêmio representa uma luz para aqueles prefeitos que buscam de alguma forma mostrar o seu compromisso com os que empreendem. “O prêmio é uma lembrança para aqueles que têm um projeto, um sonho, algo a perseguir e que na busca desse seu projeto, com raça e determinação, garra, fé e otimismo, geram riqueza e desenvolvimento”, disse.

O governador destacou que o Congresso das Cidades marca a integração de experiências e parabenizou a iniciativa do prêmio. “A partir do momento em que 224 municípios participam deste evento e observam as ações que estão sendo feitas, isso estimula a ir na mesma direção. A premiação dessas experiências é fundamental, porque mostra o empreendedorismo na educação, na área rural, na relação dos municípios com a comunidade e em outras áreas”, comentou Wellington Dias.

Após a entrega dos troféus aos gestores vencedores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, aconteceu a solenidade de abertura oficial do Congresso das Cidades do Piauí.

O evento contou com a participação do presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, Davi Alcolumbre; do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia; do presidente nacional da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães; dos senadores do Piauí, Ciro Nogueira, Elmano Férrer e Marcelo Castro; do senador de Rondônia, Marcos Rogério; do senador do Maranhão, Roberto Rocha; do diretor presidente do Grupo Cidade Verde, Jesus Tajra Filho, prefeitos e representantes de municípios piauienses, autoridades políticas, além de técnicos, estudantes e comunidade.

Na ocasião, os presidentes do Senado e da Câmara Federal proferiram palestras sobre temas importantes para a gestão municipal e para a integração entre os poderes.

Facebook